Atividade

07/08/2013 20:05

 

Aluno (a), agora que você ficou mais informado sobre arte, responda as atividades abaixo em seu caderno.

 

J Você viu que a arte é fiel testemunha da história construída pelo ser humano. Ao esculpir, pintar e desenhar, o artista retrata a sua realidade e expressa os seus sentimentos. Os acontecimentos políticos, econômicos e sociais influenciam a sua criação. Você leu que o século XX é um dos períodos mais agitados da história, um século de grandes descobertas, conquistas, tragédias: duas guerras mundiais, a invenção do avião, a chegada do homem a Lua, avanços na medicina, influenciando assim o artista moderno, que tudo vê com o seu olhar sensível e passa a se expressar influenciado por esse mundo conturbado que o rodeia. E foi nesse contexto da história que surgiram os seguintes estilos artísticos - FuturismoCubismoDadaísmo e Surrealismo, também chamados de vanguardas artísticas europeias.

 

1. Agora, observe o quadro do Futurismo, Automóvel correndo, do artista italiano Giacomo Balla e comente essa obra.

_____________________________________________________________________

2.Pablo Picasso, pintor espanhol, foi o representante do Cubismo. Observe um dos seus quadros, Violino e as uvas, e veja nessa obra os traços desse estilo - que tem como proposta a fragmentação da realidade. Picasso valorizava as formas geométricas e retratava os objetos como se eles estivessem partidos. Escreva as características do Cubismo pictório.

_____________________________________________________________________

3. Observe a obra A Fonteready- made, do artista Marcel Duchamp. Ela pertence ao Dadaísmo, movimento artístico considerado o mais radical e demolidor, que surgiu como forma de contestação às atrocidades da primeira guerra mundial. O que é um ready- made?

_____________________________________________________________________

4. Veja a tela Mulheres com cabeça de flores de Salvador Dali, artista que produziu imagens irreais e fantásticas em seus quadros. Esse pintor pertence ao movimento artístico que explorava a imaginação, o sonho e a fantasia existentes no inconsciente e subconsciente das pessoas. Esse movimento é o

a) Cubismo                b) Dadaísmo             c) Surrealismo             d) Futurismo

_____________________________________________________________________

5. Observe a imagem Les demoiselles DÀvignon, de Pablo Picasso. Essa pintura é considerada pelos historiadores de arte como o marco inicial do Modernismo Europeu. Pelas suas características ela pertence ao seguinte movimento de vanguarda:

a) Surrealismo          b) Futurismo              c) Cubismo                  d) Dadaísmo

_____________________________________________________________________

6. Você leu que os movimentos artísticos europeus chegaram até nossos artistas brasileiros nas primeiras décadas do século XX e foram gradativamente incorporados ao modo de fazer arte no Brasil. O artista pernambucano, Cícero Dias, por exemplo, em suas obras aproxima-se do surrealismo. Observe novamente a pinturas,Entropia XI, do artista. Em relação a essa obra assinale a correta.

 

a) retrata figuras humanas de forma real e vigorosa.

b) traz desenhos infantis que resgatam a cultura popular.

c) é uma pintura figurativa, isto é, o retrato de uma flor.

d) nessa obra o pintor saiu dos limites do figurativismo.

_____________________________________________________________________

 

JEm 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, nosso país passou por uma grande transformação cultural com a Semana de Arte Moderna, que teve como objetivo principal valorizar a cultura brasileira, transformando a arte e literatura em algo bem brasileiro. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação da arte e da literatura, na busca de experimentação, na liberdade criadora, da ruptura com o passado europeu. Observe alguns trabalhos da artista Tarsila do Amaral, que foi uma das mais importantes participantes dessa revolução artística que criou o Modernismo Brasileiro.

 

7. Agora, observe o quadro Abaporu, também de Tarsila e assinale a correta.

Essa obra é caracterizada por

 

a) traços leves que resgatam elementos do estilo chamado Surrealismo.

b) elementos nacionais que marcam uma mudança artística inovadora.

c) estilos comuns e bastante exagerados com influência do Cubismo.

d) formas proporcionais que marcam o início do Modernismo Brasileiro.

_____________________________________________________________________

8. O artista Cândido Portinari, pintor nascido em Brodowski, interior de SP, foi um dos pintores brasileiros mais famosos que frequentemente retratou:

 

a) apenas pinturas abstratas.

b) pouca exatidão nas cores.

c) pouca beleza estética em suas obras.

d) questões sociais do Brasil.

___________________________________________________________________

JNos últimos 30 anos, estamos observando nas cidades, o aparecimento de um tipo diferente de produção artística, a Arte Pública. Esse movimento artístico abrange vários tipos de arte como: esculturas, out-doors, painéis pintados, monumentos históricos, instalações (objetos expostos), pinturas como grafites, etc. E surgiu como forma das pessoas expressarem seus sentimentos e suas ideias. Não podemos, porém, confundir arte pública com vandalismo, como é o caso da pichação. Arte Pública é uma forma de arte onde as obras são criadas para lugares específicos como paredes, muros, calçadas, ruas, enfim, lugares públicos e tem uma intencionalidade artística, isto é, tem a intenção de transformar o espaço público e produzir uma ideia, uma crítica, uma denúncia, etc.

9. Agora responda: Nossa escola tem os muros externos pintados com imagens da culturabrasileira. Esse tipo de pintura de parede pode ser consideradaArte Pública? Por quê?

_____________________________________________________________________

10. Observe o quadro, Ao amigo Jacob, de Paul Gaugin. Essa pintura é uma natureza-morta. Observando esse tipo de pintura é correto afirmar que natureza morta é

 

a) a pintura de seres inanimados.

b) a pintura de pessoas que morreram.

c) uma imagem abstrata, sem formas.

d) uma obra sem cores e sem figuras.

_____________________________________________________________________